vendas@ecogetec.com.br | (43) 3266-1325 | (43) 3017-7279 | 9130-4355

Entenda a biomassa

Entenda como a biomassa se tornou uma fonte de energia rentável para a sociedade e agradável para o meio ambiente.

A biomassa é uma matéria orgânica utilizada para a geração de energia limpa. No processo são usadas matérias orgânicas diversas, como por exemplo, resíduos de serragens de madeiras, restos de alimentos, esterco, resíduos pecuários ou agrícolas ou até mesmo florestais.
Dentre as mais vantagens do uso de biomassa para a produção de energia, é possível citar:
– o baixo custo,
– o fato de ser uma fonte renovável,
– a capacidade de reaproveitamento de resíduos;
– o fato de ser menos poluente em comparação às tradicionais fontes não renováveis, como o carvão e o petróleo.

A biomassa é uma garantia de energia sustentável sem danos ao meio ambiente. Nada mais nada menos que matéria orgânica usada para gerar energia limpa, sem emissões de gases nocivos à atmosfera terrestre.

A transformação da biomassa ocorre através do ciclo de carbono, onde a queima do material orgânico e seus derivados produz a liberação do CO2 na atmosfera. As plantas, por sua vez , através da fotossíntese, transformando o CO2 em hidratos de carbono, liberando oxigênio ao meio ambiente.
A energia a biomassa já e considerada estratégia para o futuro, pois é uma fonte de energia renovável. Um exemplo é a garantia do reflorestamento ou replantio.

Um dos grandes exemplos de energia renovável é o uso da cana de açúcar. A produção de açúcar e álcool já foram consideradas grandes vilãs ambientais. Antes queimada para abrir espaço nos canaviais e agora com o avanço dos aparatos tecnológicos, a cana e a palha são separadas e viram energia renovável sem causar danos ao meio ambiente.

Alguns exemplos de biomassa:

Entenda por que a biomassa é renovável

renovavel